A fundição é um método de fabricação muito versátil, que permite obter peças de diferentes tamanhos, formatos e níveis de complexidade. Variados metais e ligas são transformados através de processos e etapas que variam conforme a geometria da peça, grau de precisão dimensional, finalidade, propriedades mecânicas desejadas, quantidade e qualidade da superfície.
Independentemente do tipo de peça a ser fundida, existe uma lógica de produção que é inerente à fundição. Confira abaixo:
- A produção de um ótimo produto fundido começa pela análise crítica de suas especificações e requisitos, apresentados pelo cliente. Tal análise é fundamental para avaliar se o processo de fundição conseguirá de fato atender às necessidades do solicitante. Este é um momento para alinhamento de informações com o fornecedor e eventuais negociações.
- Na sequência, ocorre a etapa de projeto e desenvolvimento do produto, que passa por revisões e estudos de desenho, definição dos ferramentais para fabricação e do processo de fundição a ser seguido. São avaliadas e definidas todas as etapas seguintes, como macharia, moldagem, fusão, vazamento, acabamento e, se necessário, usinagem e montagem.
- Em seguida, temos a etapa de fabricação das amostras iniciais para verificação prática do atendimento do projeto e processo definidos aos requisitos do produto. Nessa etapa, pode ou não haver a validação conjunta com o cliente conforme o nível de complexidade. Independentemente disso, a análise deve ser bastante criteriosa para que, caso necessário, sejam feitos ajustes. Assim, definimos se o produto pode ser liberado ou não para produção ou se é necessário repetir a fabricação de nova amostra.
Superadas com sucesso todas as etapas, temos a garantia de que o produto será produzido de forma a atender plenamente aos requisitos e especificações do cliente final.