Os tubos resultantes do processo de centrifugação são diferenciados não apenas por suas propriedades mecânicas, mas pelo fato de poderem ser produzidos em qualquer comprimento, espessura e diâmetro. Como um mesmo molde permite fabricar diferentes espessuras, sua aplicação abrange uma vasta gama de produtos.
Laminação a Quente
Na indústria siderúrgica, por exemplo, os tubos centrifugados são utilizados nos rolos transportadores na linha de laminação a quente. Na metalurgia, laminação é um processo de formação de metal no qual o estoque de metal é passado por um ou mais pares de rolos para reduzir e uniformizar sua espessura, bem como transmitir uma propriedade mecânica desejada.
A laminação é classificada de acordo com a temperatura do metal laminado. Se a temperatura do metal estiver acima da temperatura de recristalização, o processo é conhecido como laminação a quente.
Em termos de uso, a laminação a quente processa mais tonelagem do que qualquer outro processo de fabricação. A aplicação dos tubos centrifugados nos rolos transportadores proporciona a esses componentes maior resistência ao desgaste e um excelente desempenho e vida útil quando submetidos à altas temperaturas.
Exemplo de tubos centrifugados utilizados em processos de laminação a quente: Esse rolo é utilizado na primeira etapa da laminação onde o metal em estado líquido passa pelo processo de solidificação para ser transformado em uma placa de aço.
Galvanização Contínua
Na linha de galvanização contínua, por sua vez, o objetivo é aplicar um revestimento de zinco ou zinco / alumínio na superfície da tira de aço para melhorar sua resistência à corrosão. A galvanização por imersão a quente em chapas é o processo pelo qual o aço limpo é imerso em zinco fundido para obter um revestimento que é ligado metalurgicamente a ele.
Nesse processo, um conjunto de três rolos (Sink Roll, Stabilizing Roll e Correcting Roll), fabricados pelo processo de centrifugação em aço inoxidável 316L ou 317L, é utilizado para manter a chapa passando submersa a um pote de zinco líquido onde a temperatura de trabalho é de 500 a 700 graus celsius.
Exemplo de rolo centrifugado utilizado em processos de galvanização contínua: O Sink Roll tem um diâmetro de 500 a 900mm e tem por característica principal o material de sua composição livre de ferrita.
Esse conjunto de rolos é um dos principais fatores que determinam a qualidade e a eficiência da produção da linha de galvanização.
Tratamento Térmico
Em tratamento térmico onde utiliza‐se o processo de aquecer o metal sem deixá‐lo atingir o estágio de fusão ou fusão e, em seguida, de resfriar o metal de maneira controlada para selecionar as propriedades mecânicas desejadas, um conjunto de rolos resistente ao calor é utilizado para permitir que os produtos entrem e saiam dos fornos e estufas.
Os rolos do forno são usados em uma ampla variedade de indústrias, incluindo a produção de aço e cerâmica e a aplicação de revestimentos curados por calor.
Exemplo de rolos centrifugados utilizados em processos de tratamento térmico: Os rolos do forno podem ser feitos em vários tamanhos e materiais diferentes para se adequar a várias aplicações e faixas de temperatura. Os materiais típicos incluem níquel, cromo e molibdênio.
Enfim, utilizando‐se do processo de centrifugação, além das vantagens das propriedades mecânicas, você também conta com uma ampla variedade de materiais disponíveis, assim como dimensões.
Seja qual for sua necessidade, temos a solução para o seu processo. Entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em atendê‐los.