X

CLIQUE E ENTRE JÁ
EM CONTATO CONOSCO!

(11) 4653-1122

vendas@

(11) 94266-3100

Publicações

Pontos-chave para uma compra bem-sucedida de produtos fundidos

Artigos

Pontos-chave para uma compra bem-sucedida de produtos fundidos

22/06/2022

O segmento de fundição é extremamente complexo e constitui um mercado altamente competitivo. Mesmo profissionais experientes, que atuam em fábricas de diferentes setores e que possuem como atribuição adquirir produtos fundidos para seus processos produtivos, às vezes se sentem um pouco perdidos ao analisar propostas com especificações e valores muito diferentes.

Para ajudar os compradores na tomada de decisão, preparamos uma lista dos principais pontos aos quais se atentar na hora de escolher uma fundição e obter a melhor solução dentro do melhor custo-benefício possível.

  • Vale a pena visitar o site e as redes sociais da fundição ou mesmo fazer uma visita e descobrir quanto à formação dos profissionais em todos os níveis. Uma equipe bem-preparada no operacional, na engenharia e na gestão, é um ótimo indicador de qualidade. Verifique se a empresa investe para fidelizar mão-de-obra especializada. Alta rotatividade de colaboradores, que você percebe no dia a dia, pode ser um péssimo sinal.
  • Solicite que o fornecedor faça uma apresentação dos seus processos de desenvolvimento de produto e fabricação, desde o ferramental até cada etapa produtiva. Fundições que seguem boas práticas têm esse tipo de informação “na ponta da língua”. A existência de certificação, como a ISO 9001, também é uma ótima pista.
  • Pergunte como é feito o controle de qualidade no processo produtivo, especialmente das variáveis-chave do sistema de areia de moldagem, macharia e metal.
  • Descubra se a empresa adota medidas de otimização na fabricação de fundidos. Alta produtividade através de mecanização, automatização e conceitos de lean manufacturing, dentre outros, significa que pode ser possível obter mais qualidade por menos, justificando uma proposta honesta que apresente preços inferiores e, ainda assim, mais benefícios.
  • Otimização do rendimento metalúrgico, que requer alta expertise, resulta no aumento da capacidade de produção e, consequentemente, em custos menores. Contratar uma fundição que possa fornecer um ótimo projeto personalizado e produzir com altos níveis de aproveitamento da matéria-prima pode significar uma grande economia para a indústria.
  • Informe-se quanto às medidas existentes para a redução de refugo, que pode impactar diretamente no custo total dos produtos fundidos. A fundição deve ter rotina de avaliação dos defeitos e ações corretivas rápidas, sempre ampliando o aprendizado por abrangência em outros itens e padronizando medidas.
  • Uma fundição capaz de vender bem, com qualidade e bom peço, também sabe comprar bem. O que isso significa? Se possível, pergunte ao seu fornecedor sobre a proveniência de seus insumos-chave. Descobrir se ele otimiza as compras, evitando atravessadores e buscando as melhores fontes de ligas metálicas, sucata, ferro gusa e resinas de moldagem, dentre outros insumos, revelará o nível de confiabilidade dos produtos fundidos.

Você, comprador, não precisa se aprofundar em cada uma das dicas que apresentamos toda vez que pedir orçamentos, mas sugerimos que siga as que façam mais sentido para você e sua empresa de forma consistente. Se possível, visite os fornecedores e, quando achar quem atenda à maioria dos critérios, desenvolva uma relação de longo prazo, como a relação que nossos clientes mantêm conosco.

Se sua empresa ainda não é cliente da Machroterm, agende uma reunião ou visita sem compromisso e coloque em prática seu checklist da qualidade!