X

CLIQUE E ENTRE JÁ
EM CONTATO CONOSCO!

(11) 4653-1122

vendas@

(11) 94266-3100

Publicações

Fundição Centrífuga: Vantagens do Processo em Relação à Fundição Estática

Artigos

Fundição Centrífuga: Vantagens do Processo em Relação à Fundição Estática

02/06/2021

Na hora de comparar orçamentos de diferentes fornecedores de serviços de fundição, você já deve ter reparado que existem ofertas de diferentes processos, mais especificamente a fundição estática e a fundição centrífuga. Saiba que a escolha do processo impacta diretamente na qualidade do produto final, bem como no prazo de entrega. Confira as principais diferenças entre os processos neste artigo.

Fundição centrífuga é o processo de fundição de tubos, rolos e buchas, no qual o aço líquido é vazado para dentro de um molde metálico pré-aquecido e em movimento de rotação de alta velocidade. Essa técnica faz com que haja pressão sobre o metal derretido, conformando-o nas paredes do molde, que também é chamado de coquilha.

Existem grandes vantagens da fundição centrífuga em relação à fundição estática, na qual são usados moldes de areia. Na primeira, diversos fatores são impactados positivamente, tais como técnico, econômico, físico-espacial, de tempo de produção, qualidade e produtividade. Abaixo, explicamos algumas dessas vantagens:

  • Vantagem técnica: A solidificação e a contração do metal se dão de forma rápida e homogênea, direcional, de fora para dentro e isentas de porosidades e gases normalmente encontrados nos fundidos estáticos. Além disso, o processo centrifugado não necessita de massalotes, como no processo estático, pois a solidificação ocorre de maneira direcional, do contato do metal com a coquilha em direção ao diâmetro interno do tubo.
  • Vantagem econômica: O processo necessita de poucos insumos, além de não envolver custos com recuperação ou refugo. Exige menos mão de obra quando comparado à fundição estática e é muito veloz, tornando a empresa fornecedora mais competitiva e a compradora mais bem atendida e eficiente.
  • Físico-espacial: As áreas necessárias exigem pouco espaço e pouca movimentação de materiais. O molde metálico é colocado no local de trabalho e não é retirado até o final da produção necessária, deixando a área da fundição livre, independentemente da quantidade de peças. No caso do processo de fundição estática, os números de moldes de areia são distribuídos na área da fundição, sendo correspondentes aos números de peças produzidas, que, depois de vazadas, levam mais tempo para serem removidas.
  • Qualidade: Quase não há porosidades na superfície externa de um tubo centrifugado produzido adequadamente devido às altas forças G envolvidas, de forma que as impurezas como óxidos e gases que potencialmente gerariam inclusões são direcionadas para o diâmetro interno do tubo. Em moldes de areia, esse controle é mais difícil, pois possuem uma grande mescla de insumos (areia, resina, catalizador, tinta e cola) capazes de gerar gases ou umidade, transferindo-os para as peças. Os fundidos centrifugados também apresentam uma microestrutura mais densa e refinada, resultando em propriedades mecânicas superiores em relação aos fundidos estáticos.
  • Produtividade: Uma característica importante na fundição centrífuga é a velocidade de produção, que viabiliza prazos curtos de entrega e maior produtividade, além de baixo índice de refugo.

Sem dúvidas o processo de centrifugação tem inúmeras vantagens em relação ao estático, desde que a peça permita a centrifugação. Contudo, a centrifugação também possui limitações: um exemplo é o diâmetro interno de ao menos 30 mm, exigido por questões de rotação necessária e espaço para vazão do metal para dentro da coquilha. Outro ponto a considerar é o custo da coquilha, que é alto, mas que pode ser absorvido para produção em grandes quantidades, tornando a centrifugação o processo ideal para fabricação de tubos, buchas, ou peças que possam ser usinadas a partir desses perfis.

Em resumo, avalie bem o seu projeto, a disponibilidade de verba, a quantidade necessária e a finalidade dos fundidos que você está contratando. Sempre pergunte aos fornecedores o processo utilizado e compare os custos levando em conta as vantagens oferecidas. A fundição centrífuga costuma ser a melhor opção em custo-benefício para tubos, rolos e buchas em grandes pedidos na maioria dos casos.

Confira algumas fotos esclarecedoras abaixo:

Ferramental dos tubos centrifugados.

Ferramental dos tubos centrifugados.

Produção de peças pelo processo de fundição estática.

Produção de peças pelo processo de fundição estática.

Tubos fundidos pelo processo de centrifugação e usinados.

Tubos fundidos pelo processo de centrifugação e usinados.