X

CLIQUE E ENTRE JÁ
EM CONTATO CONOSCO!

(11) 4653-1122

vendas@

(11) 94266-3100

Publicações

Competitividade na Fundição

Artigos

Competitividade na Fundição

19/08/2021

A indústria de fundição envolve processos de alta complexidade técnica e operacional. Trata-se de um setor industrial altamente concorrido e o cliente precisa ficar de olho aberto na hora de comparar possíveis fornecedores, pois a qualidade do produto fundido pode impactar diretamente em seus objetivos no dia a dia. Isso faz com que muitos compradores desconfiem de preços baixos.

No entanto, é preciso saber que um bom preço nem sempre está ligado a uma qualidade inferior (da mesma forma que um preço alto não é garantia de qualidade), ou seja, uma fundição pode oferecer um orçamento competitivo justamente graças a um alto nível de entendimento e desenvolvimento técnico, que possibilita otimizar o processo fabril sem nenhuma perda de qualidade ou até com qualidade imbatível. Saiba como isso é possível:

  • Projeto / Orçamento:  Durante esta fase, é importante que cliente e fundição conversem bastante para levantarem uma lista completa de todas as especificações necessárias à finalidade da peça a ser produzida. O fornecedor precisa assegurar que conseguirá atingir o resultado esperado, utilizando o método de fabricação mais adequado. As especificações e o processo fabril escolhido, bem como a quantidade de peças, são fundamentais para definir com precisão os custos de fabricação do fundido.
  • Otimização da Carga Metálica na Fusão: A carga metálica geralmente representa em torno de 50% do custo do fundido, então a otimização no uso das sucatas, ligas e retornos internos, além da busca por materiais alternativos, é essencial para garantir a competitividade da fundição. Empresas experientes utilizam softwares para otimizar os cálculos de carga em processos complexos.
  • Rendimento Metálico: A obtenção do máximo rendimento metálico no projeto de fundição possibilita um melhor sistema de alimentação (canais e massalotes) e influencia diretamente a produtividade, qualidade e custo do fundido.
  • Refugo: O projeto de fundição adequado, processo de fabricação robusto e bem definido, controle de processos (metal, areia, etc.) e treinamento operacional são as chaves para garantir as menores perdas por possíveis refugos. Além disso, é essencial o controle e ações corretivas perante as ocorrências do refugo.
  • Capacitação e retenção de mão-de-obra qualificada: A complexidade do processo de fundição exige dedicação e tempo para a formação de profissionais qualificados em todos os níveis (operacional, técnico e gerencial). Assim, é fundamental que a empresa de fundição mantenha um plano de capacitação e também de retenção de mão-de-obra para garantir uma boa execução e repetibilidade nos processos da fundição.

 

Photo created by wayhomestudio on www.freepik.com