X

CLIQUE E ENTRE JÁ
EM CONTATO CONOSCO!

(11) 4653-1122

vendas@

(11) 94266-3100

Publicações

Aços Inoxidáveis Duplex e Super Duplex

Artigos

Aços Inoxidáveis Duplex e Super Duplex

15/02/2022

Os aços inoxidáveis ​​duplex são ligas compostas pela combinação de dois tipos de microestrutura, austenítica e ferrítica, em duas fases (daí o nome duplex:-)), com uma distribuição de 60/40 ou 40/60.

O grande diferencial dessas ligas é que a combinação de austenita e ferrita produz o dobro da resistência em comparação com os aços inoxidáveis ​​austeníticos convencionais. Como são altamente resistentes à corrosão (o ponto fraco dos aços inoxidáveis ​​austeníticos comuns), não surpreende que a maioria das suas aplicações sejam relacionadas com a água do mar, estando presentes na produção offshore de petróleo e gás, bem como de equipamentos navais, particularmente para uso subsuperfície.

Os tipos de aços inoxidáveis duplex mais comuns são:  Gr.:1B, Gr.:3A, CD4MCuN e SAF2205.

Já os aços inoxidáveis ​​super duplex contêm altos níveis de cromo e níquel, juntamente com adições significativas de molibdênio e nitrogênio. Assim, eles são até 30% mais resistentes que os inoxidáveis ​​convencionais da série 300 e oferecem resistência superior à corrosão.

Ao considerar essas ligas para uso em um ambiente corrosivo, o método mais utilizado para a seleção inicial é comparar as classificações de PREn (número equivalente da resistência à corrosão) entre os materiais. Um aço inoxidável austenítico é considerado super austenítico, por exemplo, quando seu PREn excede 40. Esse valor é calculado usando uma porcentagem ponderada de elementos-chave de liga presentes em qualquer classe específica de aço inoxidável duplex. A fórmula usada é:

PREn =% Cr + (3,3 x% Mo) + (16 x% N)

Quando o tungstênio está presente como uma liga, o cálculo PREn é modificado para:

PREn =% Cr + 3,3 (% Mo + 0,5 x% W) + (16 x% N)

Claramente, a partir da fórmula, podemos afirmar que as ligas contendo as maiores quantidades de cromo, molibdênio e nitrogênio possuem melhor resistência à corrosão e gerarão uma maior PREn.

As classes superausteníticas comuns incluem: A890 Gr.5A e A890 Gr.6A.

Na Machroterm, somos especialistas em aços inoxidáveis duplex e super duplex e já auxiliamos inúmeros clientes em aplicações marítimas, inclusive com projetos personalizados. Conte com nossa experiência desde 2000.